Prof. Doutor Célio Sousa
Presidente do Instituto Politécnico da Maia.
O mote das jornadas – “União ibérica da psicologia do desporto: História e futuro” – remete-nos para um ideário científico familiar, mas que é sempre oportuno convocar. Por um lado, aquele que nos recorda que, ao contrário dos postulados Mertonianos, a ciência se consuma através da prática e ações concretas dos seus agentes. Por outro, aquele que nos desperta para a importância da compreensão da in/variabilidade de comportamentos humanos e processos mentais em diferentes contextos ou matrizes culturais.
As dialéticas cognitivas, psicoemocionais e psicossociais que se colocam aos e entre os agentes relevantes envolvidos na prática desportiva exprimir-se-ão certamente em todos os contextos, mas não forçosamente com as mesmas configurações. Explorar, reconhecer e procurar encontrar modelos explicativos para esses diferentes figurinos, e para as diferentes nuances, matizes e idiossincrasias que os poderão explicar, ganha contornos específicos quando o objeto de estudo são os contextos desportivos, do exercício e da atividade física.
Estas jornadas constituem assim um desafio organizativo movido pela ambição de esbater fronteiras geográficas para alargar territórios de reflexão. A partilha ativa dos resultados de estudos realizados sob a égide de diferentes referenciais ontológicos e/ou epistemológicos contribuirá para o enriquecimento da disciplina, dos seus representantes e de todos os participantes.
Num momento histórico em que a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida se revela indissociável do desporto, exercício e atividade física, a psicologia do desporto assume aqui uma importância capital. A performance desportiva afeta os estados mentais e emocionais, e vice-versa: o bem-estar subjetivo dos atletas influi nas suas prestações desportivas. Assim, compreender causas e efeitos mediadores e/ou moderadores desta relação, e os seus contextos, processos, dinâmicas, e resultados, revela-se indispensável para a sua otimização, seja através de ações de aconselhamento direto (atletas), seja através de intervenções dirigidas aos demais agentes (equipas técnicas, gestores desportivos, famílias).
O Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA, enquanto instituição de ensino superior politécnica responsável pela formação de treinadores, técnicos de exercício físico, diretores técnicos, e demais profissionais especializados em ciências do desporto, congratula-se com a organização destas jornadas ibéricas, que, além da promoção e difusão de conhecimento científico disciplinar, celebra também a importância do desenvolvimento de relações transfronteiriças neste domínio.
O sucesso destas jornadas cabe naturalmente à sua comissão organizadora e a todos os participantes que, em diferentes qualidades, encontrarão aqui um terreno fértil de aprendizagem e valorização académica, pessoal e também profissional.
Contamos convosco!