Bandeira da Ética

O IPMAIA passa, assim, a integrar uma comunidade restrita de instituições reconhecidamente comprometidas com a Ética no Desporto, podendo comunicar, estabelecer e reforçar esse objetivo comum nas nossas redes colaborativas, partilhando boas práticas, tendo em vista a melhoria contínua dos seus processos internos e da gestão da comunicação externa.

quinta-feira, 06 junho 2024

​​​No âmbito de uma visita do Embaixador da “Ética no Desporto” ao Instituto Politécnico da Maia - IPMAIA, José Mário Cachada, em novembro de 2022, decidiu o IPMAIA preparar a candidatura à Bandeira da Ética, iniciativa promovida Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).

A Bandeira da Ética consiste na certificação e promoção dos valores éticos no desporto. A docente Ana Luísa Pereira encabeçou a preparação da candidatura a esta certificação, em estreita colaboração com os docentes Nuno Pimenta e António Sampaio, processo que envolveu várias vertentes, desde a dimensão ético-desportiva do ponto de vista estratégico e de gestão, cobertura de sub-temáticas da ética e dos valores no desporto, dimensão ético-desportiva operacional, a utilização de recursos PNED, inovação e originalidade.

O IPMAIA conseguiu demonstrar que corporiza um conjunto de princípios e valores que são vividos na prática e que permitiram que os critérios fossem cumpridos, sendo uma instituição que promove os valores éticos através do desporto.  Além disso, a certificação prévia Healthy Campus do IPMAIA pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) valorizou esta candidatura, dado que o Healthy Campus tem como missão promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social através da disponibilização de iniciativas e atividades com capacidade formativa e promotora de estilos de vida saudáveis.

A Bandeira de Ética foi entregue no passado dia 06 de junho, nas II Jornadas do Healthy Campus, pelo Dr. Vítor Dias, diretor da Delegação Regional do Norte do IPDJ.

Destaca-se o facto de, até à data, o IPMAIA ser a única Instituição de Ensino Superior da zona norte do País a obter esta certificação, e a terceira a nível nacional.​