Mais de três dezenas de cartoons dão forma à exposição Liberdade com Humor, Sempre! que está patente no IPMAIA- Instituto Politécnico da Maia de 31 de março a 31 de maio.
A mostra, promovida pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), assinala o primeiro aniversário do atentado ao Charlie Hebdo (janeiro de 2015) e evoca os valores da liberdade de expressão.
Esta mostra conjuga-se com outras doze, subordinadas ao mesmo título, e que estão no Brasil, Canadá, Colômbia, em Espanha e França, para além de diversos locais em Portugal. No seu conjunto, esta mostra internacional e polinucleada é constituída por mais de uma centena de desenhos diferentes. A Liberdade com Humor, Sempre! tem passado por locais como Museu Nacional da Imprensa (Porto), Casa da Imprensa (Lisboa), Museu de Imprensa - Madeira (PT), Casa da Cultura - Museo do Humor de Fene (ES), Museu da Imprensa Nacional de Brasília e Parque Tecnológico de Óbidos, Museu da Língua Portuguesa (BR), no Musée de L'imprimerie de Nantes (FR), no jornal Mundiário (ES), no espaço llustration Québec e 1001 Visages (Montreal, Canadá) e na Escuela Nacional de Caricatura (Bogotá, Colombia).
Com a curadoria do Doutor Luis Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa e coordenador da licenciatura em Ciências da Comunicação do ISMAI, a exposição é composta por obras de dezenas de autores dos cinco continentes. Em larga maioria, os desenhos resultam de uma seleção das várias edições do PortoCartoon World Festival e pertencem a artistas consagrados internacionalmente.