Coordenador de Curso
João António Bahia de Almeida Garrett
Destinatários
Licenciados em Solicitadoria, Direito e outras áreas afins.
Publicação em Diário da República
Aviso nº 9885/2017 (2ª série), Nº 164 de 25/08/2017
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação:
31-05-2017
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O Mestrado em Solicitadoria está orientado à consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes de 1º ciclo na área científica do Direito. Tem como objetivo primordial proporcionar aos mestrandos a aquisição de competências específicas nas áreas de especialização propostas: Solicitadoria Empresarial ou Solicitadoria de Execução. Por esta via, pretende-se reforçar a formação nas diversas áreas procedimentais e processuais, com particular destaque para as áreas dos procedimentos administrativos especiais (procedimentos urbanísticos e procedimentos de contratação pública, entre outros), e paralelamente sedimentar conhecimentos de direito substantivo subjacentes, fomentando o pensamento crítico, e a problematização da questão jurídica fundamental.
Este Mestrado está também fortemente orientado a potenciar a investigação aplicada em novas áreas jurídicas em desenvolvimento (propriedade horizontal, propriedade intelectual na era digital, contratação, arbitragem e mediação, entre outras), num contexto empresarial e concorrencial exposto a novos desafios. A frequência deste Mestrado permitirá o aprofundamento de conhecimentos, e logo uma maior preparação, em áreas muito relevantes para a prática das profissões jurídicas em presença, o que pode constituir um complemento crítico da formação dos mestrandos, proporcionando assim um importante auxílio no acesso às respetivas ordens profissionais. O Plano de Estudos é composto por um primeiro semestre comum, com dois ramos de especialização distintos no segundo semestre. A duração do ciclo é de dois anos, destinando-se o segundo ano à preparação da Dissertação, ou Trabalho de Projeto.
Saídas Profissionais
- Exercício da Solicitadoria, na vertente empresarial e de execução, se detentores de Licenciatura em Solicitadoria ou Direito, nos termos definidos pela OSAE - Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução.
-
Assessoria a entidades públicas e privadas (Administração Pública, Registos e Notariado e tecido empresarial em geral).
-
Intervenção em processo de Insolvência e Recuperação, nos termos definidos na legislação em vigor.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Solicitadoria (2º ciclo).
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link.