Licenciatura

Solicitadoria

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

​​

Coordenador de Curso

João António Bahia de Almeida Garrett 

Provas de Ingresso 2025

Um dos seguintes conjuntos: 

11 História
18 Português
06 Filosofia 
18 Português 
04 Economia
18 Português

Cálculo da Nota de Candidatura

50%

Média final do Secundário

+
50%

Exames Nacionais
(25% de cada exame)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 18-03-2021

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

O ciclo de estudos em Solicitadoria do Instituto Politécnico da Maia - IPMAIA, herdeiro do mais antigo curso superior de Solicitadoria do país e pioneiro no alargamento da formação jurídica direcionada para além da advocacia e magistratura, prossegue o objetivo de formar profissionais do Direito altamente especializados. Se, para gerações anteriores, estudar Direito servia para ser advogado ou juiz, a evolução da sociedade e das instituições jurídicas impôs o aparecimento de técnicos superiores de competência mais especializada, determinada pela dinâmica e pelas necessidades do mercado de trabalho.

A licenciatura em Solicitadoria procura centralizar a formação baseada na prática do exercício da Solicitadoria e áreas afins, associando aquisição de conhecimentos, às diferentes atividades práticas, domínio de tecnologias de informação, bem como o desenvolvimento de competências em áreas processuais e pró jurídicas ou preventivas.

Serão desenvolvidas competências específicas para o exercício da atividade de Agente de Execução, para o exercício da procuradoria clássica do Solicitador, em representação de clientes junto de notários, conservatórias e repartições, bem como especiais competências no âmbito de partilhas de heranças e divórcios por mútuo acordo.

Saídas Profissionais

Esta licenciatura habilita ao acesso ao estágio da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução. É desejável que, diplomados/as pelo IPMAIA, mantenham uma elevada taxa de empregabilidade e se destaquem como atualmente acontece com os/as diplomados/das do ISMAI, que, segundo dados oficiais, apresentam a situação mais favorável da região, nos cursos de Solicitadoria.

Terão como principais saídas profissionais:

  • Solicitador* - Procuradoria judicial e extrajudicial, assessoria e consultadoria, quer como profissão liberal, em prática individual ou associado, ou ainda, através da constituição de sociedade de Solicitadores;
  • Agente de Execução *;
  • Administrador Judicial **;
  • Mediador **;
  • Julgados de Paz, Família, Laboral, Consumo, Penal, Administrativa e Propriedade Industrial;
  • Administrador Privado - administração de patrimónios e heranças;
  • Administração Pública ** - central, regional, local, fundações e empresas públicas (possibilita o acesso à carreira técnica superior na Administração Pública e uma posição privilegiada nos concursos para oficiais de justiça e para a polícia judiciária);
  • Assessor de Notariado Privado - assessoria nos registos e notariado;
  • Técnico superior de conservatórias do registo predial e civil;
  • Assessor Jurídico e Técnico Superior Jurídico com a responsabilidade pelo contencioso de empresas;
  • Administrador de Insolvência;
  • Gestor e liquidatário judicial;
  • Secretário de Sociedades Comerciais;
  • Direção de Departamento Jurídico e de Recursos Humanos de Empresas;
  • Direção de Empresas e Serviços com forte caráter jurídico;
  • Mediação Imobiliária.

(*) Nos termos definidos pela Ordem de Solicitadores ver em: Condições de acesso

(**) Nos termos definidos na legislação própria, sobre acesso à atividade.​​ 

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Solicitadoria (1º ciclo).

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link.​​​​​​

Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em solicitadoria do Instituto Politécnico da Maia, através do seu corpo docente, altamente qualificado e experiente, é garante de qualidade de formação, o que ajuda a justificar o seu elevado potencial de empregabilidade. O pleno desenvolvimento profissional e pessoal do aluno, é privilegiado pelo relacionamento académico com docentes que também integram relevantes organizações judiciais, inserido num Campus Académico com instalações de excelência construídas especificamente e segundo os mais exigentes padrões europeus. Ao mesmo tempo, os estudantes nacionais convivem e relacionam-se com estudantes de diferentes nacionalidades, cultura e visões, com incentivos aos programas de intercâmbio internacional, através de bolsas de apoio ao estudante.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Interessado?

Candidata-te aqui