Coordenadora de Curso
Teresa de Jesus Baptista Vieira
Provas de Ingresso
Geometria Descritiva (10)
ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17),
ou Português (18)
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 12326/2021 ( 2.ª série), n.º 126 de 1 de julho de 2021
Acreditação do Ciclo de Estudos
Guião de Autoavaliação do Ciclo de Estudos
Informação Oficial da A3ES: Resultado da Acreditação
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 01-06-2021
Avaliação do Ciclo de Estudos
Objetivos
Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Produção Digital em Comunicação de Marca. É uma licenciatura com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), que visa formar profissionais digitais de grande amplitude técnica, criativa e analítica, com um perfil robusto e adequado aos desafios de comunicação de marca contemporâneos.
Num mercado em constante mudança e dominado pela necessidade de adaptabilidade e atenção a novas tendências, ao nível dos comportamentos e da tecnologia, marcado por necessidades emergentes do tecido corporativo no que respeita às áreas de comunicação e marketing, a licenciatura em Produção Digital em Comunicação de Marca antecipa estas tendências, proporcionando uma formação completa a futuros profissionais, capazes não só de planear e decidir, como de executar e implementar. Com forte apoio no marketing, design de comunicação e media design, este curso foi idealizado para responder às necessidades atuais da indústria, dos serviços e do comércio, proporcionando uma formação transversal, com equilíbrio entre teoria e prática, capacitando os estudantes para uma filosofia de aproximação fullstack ao nível do planeamento, conceptualização, operacionalização e análise de estratégias de comunicação organizacional.
Saídas Profissionais
Esta licenciatura tem como objetivo aportar aos estudantes uma formação equilibrada entre o ambiente académico e a realidade empresarial, potenciando hábitos de trabalho em equipas multidisciplinares e a interação com as mais atuais tendências tecnológicas e sociais, no âmbito da estratégia de uma comunicação organizacional. Desta forma, os diplomados serão capazes de intervir profissionalmente a montante dessa estratégia, como seja junto de conselhos de administração, direções de marketing e/ou departamentos de comunicação, bem como a jusante, na relação direta ou indireta com agências de comunicação e/ou publicidade, outlets de comunicação social, departamentos de comunicação e marketing, ou em contexto de
freelancing nas áreas de design gráfico, marketing digital, SEO/SEM, UX, análise e
benchmarking, artes gráficas analógicas, visualização de produto, produção audiovisual, ativação de marca, web presence, digital influencing, entre outras.
Aspetos Diferenciadores
A licenciatura em Produção Digital em Comunicação de Marca do IPMAIA proporciona um pleno desenvolvimento profissional e pessoal aos estudantes, potenciado pelo relacionamento académico com docentes altamente qualificados e com forte ligação às instituições e empresas do setor, no contexto de um Campus Académico com instalações de excelência. Os estudantes nacionais poderão conviver com colegas de diferentes nacionalidades, culturas e visões, beneficiando também de incentivos a programas de intercâmbio internacional. Construir um portefólio profissional abrangente e de alta qualidade é também uma das principais prioridades deste curso. Esta abordagem, apoiada num semestre em regime ‘Project-Based Learning’ com parceiros empresariais, seguido de um estágio curricular garantido, visa proporcionar aos alunos uma transição suave para o mercado de trabalho, nacional ou internacional.