Coordenadora de Curso
Andreia Pereira Patrícia S.P. Teques
Provas de Ingresso 2025
18 Português e uma das seguintes provas
02 Biologia e Geologia
06 Filosofia
09 Geografia
11 História
17 Mat. Apl. Ciências Sociais
Cálculo da Nota de Candidatura
Média final do Secundário
+
Exames Nacionais
(25% de cada exame)
Publicação em Diário da República
Acreditação do Ciclo de Estudos
Guião de Autoavaliação do Ciclo de Estudos
Estado: Acreditado
6 anos
Data da Publicação: 26-04-2021
Avaliação do Ciclo de Estudos
Objetivos
Este ciclo de estudos tem como objetivo geral formar licenciados em Educação Social. É um curso de 1º ciclo com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), cujo objetivo principal é o de qualificar profissionais em Educação Social enquanto promotores de mudanças pessoais e transformações sociais. Esta abordagem sustenta-se na educação e reeducação de diversas populações ao longo da vida, em prol da integração e capacitação ativa do indivíduo e da comunidade em geral e em risco efetivo ou emergência social, em múltiplos contextos socioeducativos.
Saídas Profissionais
O/a futuro/a licenciado/a em Educação Social está apto/a a desenhar e gerir planos/projetos de apoio ao desenvolvimento educativo e social, executar políticas de intervenção solidária, qualificar e gerir equipamentos, serviços e equipas multidisciplinares, e a participar no trabalho em rede e produção de conhecimento. De forma autónoma ou em equipa, poderá intervir junto de indivíduos ou de grupos nas seguintes áreas: comunidade e cidadania, ocupação de tempo livre e de lazer, incapacidades e necessidades adicionais de suporte, formação e inserção profissional, infância e juventude, terceira idade, risco social, carência económica, saúde e emergência social. Estas áreas de intervenção visam a população e comunidade em geral, vítimas de crime, minorias, refugiados, pessoas com carência socioeconómica, pessoas sem-abrigo, crianças e jovens (incluindo em risco e perigo), idosos e envelhecimento, pessoas com doença física e mental, famílias multidesafiadas, pessoas com necessidades adicionais de suporte, desempregados de média e longa duração, bem como no no âmbito da toxicodependência e condutas desviantes, desigualdades e estigmas, emergências e catástrofes. Neste sentido o/a Educador/a Social poderá integrar várias respostas socioeducativas, nomeadamente: Agrupamentos de escola e equipamentos educativos, recreativos e culturais, públicos e privados; Autarquias locais; Instituições e Associações; Entidades de cuidados de saúde e de reabilitação; Instituições de emprego e formação; Entidades de integração e reinserção social; Programas e projetos de respostas sociais e comunitárias.
Aspetos Diferenciadores
A licenciatura em Educação Social do IPMAIA proporciona um pleno desenvolvimento profissional e pessoal aos estudantes, potenciado pelo relacionamento académico com docentes altamente qualificados e com forte ligação a diversas instituições na rede social, num Campus Académico com instalações de excelência. Apresenta uma aposta forte na aprendizagem através da prática, por intermédio de micro-estágios integrados desde o 2º ano do curso, incentivando o conhecimento através da promoção de uma relação direta de proximidade com diversas pessoas e grupos. Os estudantes do curso de Educação Social poderão conviver com colegas de diferentes nacionalidades, culturas e visões, beneficiando também de incentivos a programas de intercâmbio internacional.