Licenciatura

Educação Social

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

​​​


​​Coordenadora de Curso

Andreia Pereira Patrícia S.P. Teques

Provas de Ingresso

Português(18) ou
História (11) ou
Geografia (09)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Guião de Autoavaliação do Ciclo de Estudos

Informação Oficial da A3ES: Resultado da Acreditação
Estado: Acreditado 6 anos      

Data da Publicação: 26-04-2021

Avaliação do Ciclo de Estudos

Objetivos

Este ciclo de estudos tem como objetivo geral formar licenciados em Educação Social. É um curso de 1º ciclo com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), cujo objetivo principal é o de qualificar profissionais em Educação Social enquanto promotores de mudanças pessoais e transformações sociais. Esta abordagem sustenta-se na educação e reeducação de diversas populações ao longo da vida, em prol da integração e capacitação ativa do indivíduo e da comunidade em geral e em risco efetivo ou emergência social, em múltiplos contextos socioeducativos.

Saídas Profissionais

O/a futuro/a licenciado/a em Educação Social está apto/a a desenhar e gerir planos/projetos de apoio ao desenvolvimento educativo e social, executar políticas de intervenção solidária, qualificar e gerir equipamentos, serviços e equipas multidisciplinares, e a participar no trabalho em rede e produção de conhecimento. De forma autónoma ou em equipa, poderá intervir junto de indivíduos ou de grupos nas seguintes áreas: comunidade e cidadania, ocupação de tempo livre e de lazer, incapacidades e necessidades adicionais de suporte, formação e inserção profissional, infância e juventude, terceira idade, risco social, carência económica, saúde e emergência social. Estas áreas de intervenção visam a população e comunidade em geral, vítimas de crime, minorias, refugiados, pessoas com carência socioeconómica, pessoas sem-abrigo, crianças e jovens (incluindo em risco e perigo), idosos e envelhecimento, pessoas com doença física e mental, famílias multidesafiadas, pessoas com necessidades adicionais de suporte, desempregados de média e longa duração, bem como no  no âmbito da toxicodependência e condutas desviantes, desigualdades e estigmas, emergências e catástrofes. Neste sentido o/a Educador/a Social poderá integrar várias respostas socioeducativas, nomeadamente: Agrupamentos de escola e equipamentos educativos, recreativos e culturais, públicos e privados; Autarquias locais; Instituições e Associações; Entidades de cuidados de saúde e de reabilitação; Instituições de emprego e formação; Entidades de integração e reinserção social; Programas e projetos de respostas sociais e comunitárias.


Aspetos Diferenciadores

 A licenciatura em Educação Social do IPMAIA proporciona um pleno desenvolvimento profissional e pessoal aos estudantes, potenciado pelo relacionamento académico com docentes altamente qualificados e com forte ligação a diversas instituições na rede social, num Campus Académico com instalações de excelência. Apresenta uma aposta forte na aprendizagem através da prática, por intermédio de micro-estágios integrados desde o 2º ano do curso, incentivando o conhecimento através da promoção de uma relação direta de proximidade com diversas pessoas e grupos. Os estudantes do curso de Educação Social poderão conviver com colegas de diferentes nacionalidades, culturas e visões, beneficiando também de incentivos a programas de intercâmbio internacional.​

​A licenciatura em Educação Social possui Protocolos de Cooperação, nomeadamente para a realização dos estágios curriculares, com as seguintes entidades:

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Interessado?

Candidata-te aqui