Coordenadora de Curso
Andreia Pereira Patrícia S.P. Teques
Provas de Ingresso
Português(18) ou
História (11) ou
Geografia (09)
Publicação em Diário da República
Acreditação do Ciclo de Estudos
Guião de Autoavaliação do Ciclo de Estudos
Estado: Acreditado
6 anos
Data da Publicação: 26-04-2021
Avaliação do Ciclo de Estudos
Objetivos
Este ciclo de estudos tem como objetivo geral formar licenciados em Educação Social. É um curso de 1º ciclo com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), cujo objetivo principal é o de qualificar profissionais em Educação Social enquanto promotores de mudanças pessoais e transformações sociais. Esta abordagem sustenta-se na educação e reeducação de diversas populações ao longo da vida, em prol da integração e capacitação ativa do indivíduo e da comunidade em geral e em risco efetivo ou emergência social, em múltiplos contextos socioeducativos.
Saídas Profissionais
O/a futuro/a licenciado/a em Educação Social está apto/a a desenhar e gerir planos/projetos de apoio ao desenvolvimento educativo e social, executar políticas de intervenção solidária, qualificar e gerir equipamentos, serviços e equipas multidisciplinares, e a participar no trabalho em rede e produção de conhecimento. De forma autónoma ou em equipa, poderá intervir junto de indivíduos ou de grupos nas seguintes áreas: comunidade e cidadania, ocupação de tempo livre e de lazer, incapacidades e necessidades adicionais de suporte, formação e inserção profissional, infância e juventude, terceira idade, risco social, carência económica, saúde e emergência social. Estas áreas de intervenção visam a população e comunidade em geral, vítimas de crime, minorias, refugiados, pessoas com carência socioeconómica, pessoas sem-abrigo, crianças e jovens (incluindo em risco e perigo), idosos e envelhecimento, pessoas com doença física e mental, famílias multidesafiadas, pessoas com necessidades adicionais de suporte, desempregados de média e longa duração, bem como no no âmbito da toxicodependência e condutas desviantes, desigualdades e estigmas, emergências e catástrofes. Neste sentido o/a Educador/a Social poderá integrar várias respostas socioeducativas, nomeadamente: Agrupamentos de escola e equipamentos educativos, recreativos e culturais, públicos e privados; Autarquias locais; Instituições e Associações; Entidades de cuidados de saúde e de reabilitação; Instituições de emprego e formação; Entidades de integração e reinserção social; Programas e projetos de respostas sociais e comunitárias.
Aspetos Diferenciadores
A licenciatura em Educação Social do IPMAIA proporciona um pleno desenvolvimento profissional e pessoal aos estudantes, potenciado pelo relacionamento académico com docentes altamente qualificados e com forte ligação a diversas instituições na rede social, num Campus Académico com instalações de excelência. Apresenta uma aposta forte na aprendizagem através da prática, por intermédio de micro-estágios integrados desde o 2º ano do curso, incentivando o conhecimento através da promoção de uma relação direta de proximidade com diversas pessoas e grupos. Os estudantes do curso de Educação Social poderão conviver com colegas de diferentes nacionalidades, culturas e visões, beneficiando também de incentivos a programas de intercâmbio internacional.