Licenciatura

Desporto, Condição Física e Bem-Estar

Escola Superior de Ciências Sociais, Educação e Desporto

​​

Coordenador de Curso

António Carlos Rodrigues Sampaio

Provas de Ingresso

Biologia e Geologia (02) ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17) ou
Português (18)
Exige a satisfação de pré-requisitos do GRUPO B - Comunicação Interpessoal 

Forma de comprovação

Declaração médica, nos termos da deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) que estabelece os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior, a entregar na Instituição de Ensino Superior que a exige, caso ali venha a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição.

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 10-04-2018

Avaliação do Ciclo de Estudos

Relatório Síntese de Autoavaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A candidatura a esta licenciatura exige a satisfação de pré-requisitos do GRUPO B - Comunicação interpessoal (Declaração Médica).

Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Desporto, Condição Física e Bem-Estar. É um curso de 1º ciclo com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), cujo objetivo principal é o de capacitar profissionais qualificados e especializados que possam atuar com competência e compromisso junto de um setor em franca expansão e com necessidades prementes de recursos humanos qualificados:

  • ao nível dos ginásios e academias, em atividades físicas nas áreas do fitness;
  • no treino personalizado (PT);
  • na avaliação física e prescrição do exercício físico;
  • na direção técnica de ginásios;
  •  na atividade física de recreação e lazer, tendo em vista a promoção da saúde e do bem-estar.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

  • Ginásios e academias, centros e clubes de fitness e wellness, health clubs, instituições da administração pública e clínicas de reabilitação, são o mercado natural para os profissionais licenciados em Desporto, Condição Física e Bem-Estar, habilitados a exercer, entre outras, as seguintes funções:
  • Lecionar atividades específicas de fitness e wellness, tais como:
    • musculação, localizada, hidroginástica, cardiofitness, step, indoor cycling, body & mind, crosstraining, natação, pilates;
  • Proceder a avaliações da condição física e prescrição do exercício em diferentes populações, incluindo crianças, grávidas, idosos e pessoas com doenças crónicas;
  • Desenvolver programas de treino personalizado, com vista à manutenção e melhoria da condição física e do bem-estar de jovens e adultos;
  • Liderar equipas de desenvolvimento e acompanhamento de programas de promoção da saúde e do bem-estar das populações, e de vigilância da saúde pública;
  • Assumir a direção técnica de ginásios e academias, de centros e clubes de fitness e wellness, e de health clubs;
  • Lecionar nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) - Atividade Física e Desportiva, do 1º Ciclo do Ensino Básico (cf. Despacho n.º 14460/2008).​​

​​Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso Desporto, Condição Física e Bem-Estar (1.º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link​​​​​​​

Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em Desporto, Condição Física e Bem-Estar do IPMAIA proporciona um pleno desenvolvimento profissional e pessoal aos estudantes, potenciado pelo relacionamento académico com docentes altamente qualificados e com forte ligação às instituições e empresas do setor, no contexto de um Campus Académico com instalações de excelência.
Os estudantes nacionais poderão conviver com colegas de diferentes nacionalidades, culturas e visões, beneficiando também de incentivos a programas de intercâmbio internacional.
Os estudantes poderão ainda beneficiar do reconhecimento internacional da sua formação, por entidades como a EuropeActive - European Health & Fitness Association (EHF) e a Aquatic Exercise Association (AEA)*.
Os licenciados em Desporto, Condição Física e Bem-Estar poderão obter o Título Profissional de Técnico de Exercício Físico (TEF) e o Título Profissional de Diretor Técnico (DT).
 
* a aguardar certificação

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Interessado?

Candidata-te aqui