Coordenador de Curso
Hugo Miguel G. Crespo Machado Silva
Provas de Ingresso 2025
Um dos seguintes conjuntos:
10 Geometria Descritiva
18 Português
17 Mat. Apl. Ciências Sociais
18 Português
Cálculo da Nota de Candidatura
Média final do Secundário
+
Exames Nacionais
(25% de cada exame)
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 9926/2018 - D.R- 2.ª série - N.º142 de 25 de julho de 2018
Acreditação do Ciclo de Estudos
Estado:
Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 22-06-2018
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Desenvolvimento de Jogos Digitais. É um curso de 1º ciclo com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), ao longo dos quais o estudante é conduzido à exploração de um domínio profissional técnico-artístico, levando-o à integração eficaz em equipas multidisciplinares no âmbito da criação de produtos criativos digitais de entretenimento e de comunicação.
O curso procura dotar o futuro profissional de um conjunto de competências transversais no desenvolvimento de experiências digitais
interativas. Simultaneamente, facilita um conjunto de percursos curriculares opcionais, que posteriormente convergem, potenciando hábitos
e metodologias de trabalho integrado e completo.
Esta licenciatura surge como uma resposta à emergência de necessidades de um mercado de trabalho internacional exigente, altamente
competitivo e em franca expansão.
Saídas Profissionais
Concebido de acordo com os requisitos da indústria contemporânea, o plano curricular da Licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais
manifesta uma relação pragmática entre prática, teoria e metodologia; dotando os estudantes de saberes, técnicas e ferramentas de âmbito transversal, assim como permitindo a escolha de um percurso configurável em duas áreas principais de atuação:
- Desenvolvimento e tecnologia: desenvolvimento generalizado, computação gráfica, simulação, redes de comunicação, desenvolvimento multiplataforma e geração procedimental.
- Produção artística: ilustração, arte conceptual, modelação 3D, animação, captura de movimento, efeitos especiais, design de interação, design de níveis e ambientes, e som para ambientes virtuais.
Adicionalmente, é possível identificar como saídas profissionais suplementares deste curso as funções de gestor de projeto, técnico de qualidade, designer de jogos, designer de conteúdos e designer de experiência de utilizador, assim como produção técnica generalizada para os novos média.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Desenvolvimento de Jogos Digitias (1º ciclo)
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link
Mobilidade
Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em
Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras,
parceiras do IPMAIA.
Propinas/Bolsas e financiamento
O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos,
bolsas e financiamento.