Licenciatura

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Coordenador de Curso

Hugo Miguel G. Crespo Machado Silva

Provas de Ingresso

Matemática (16),
ou Português (18),
ou Desenho (03)

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 9926/2018 - D.R- 2.ª série - N.º142  de 25 de julho de 2018

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos​
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação:  22-06-2018

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Este ciclo de estudos persegue o objetivo geral de formar licenciados em Desenvolvimento de Jogos Digitais. É um curso de 1º ciclo com duração de 6 semestres letivos (180 ECTS), ao longo dos quais o estudante é conduzido à exploração de um domínio profissional técnico-artístico, levando-o à integração eficaz em equipas multidisciplinares no âmbito da criação de produtos criativos digitais de entretenimento e de comunicação.
O curso procura dotar o futuro profissional de um conjunto de competências transversais no desenvolvimento de experiências digitais
interativas. Simultaneamente, facilita um conjunto de percursos curriculares opcionais, que posteriormente convergem, potenciando hábitos
e metodologias de trabalho integrado e completo.
Esta licenciatura surge como uma resposta à emergência de necessidades de um mercado de trabalho internacional exigente, altamente
competitivo e em franca expansão.

Saídas Profissionais

Concebido de acordo com os requisitos da indústria contemporânea, o plano curricular da Licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais
manifesta uma relação pragmática entre prática, teoria e metodologia; dotando os estudantes de saberes, técnicas e ferramentas de âmbito transversal, assim como permitindo a escolha de um percurso configurável em duas áreas principais de atuação:

  • Desenvolvimento e tecnologia: desenvolvimento generalizado, computação gráfica, simulação, redes de comunicação, desenvolvimento multiplataforma e geração procedimental.
  • Produção artística: ilustração, arte conceptual, modelação 3D, animação, captura de movimento, efeitos especiais, design de interação, design de níveis e ambientes, e som para ambientes virtuais.

Adicionalmente, é possível identificar como saídas profissionais suplementares deste curso as funções de gestor de projeto, técnico de qualidade, designer de jogos, designer de conteúdos e designer de experiência de utilizador, assim como produção técnica generalizada para os novos média.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Desenvolvimento de Jogos Digitias (1º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do IPMAIA.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.​​​

 
 

​​Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPMAIA, proporciona um pleno desenvolvimento profissional e pessoal aos estudantes,
potenciado pelo relacionamento académico com docentes altamente qualificados e com forte ligação às instituições e empresas do setor, no contexto de um Campus Académico com instalações de excelência.
Os estudantes nacionais poderão conviver com colegas de diferentes nacionalidades, culturas e visões, beneficiando também de incentivos a programas de intercâmbio internacional.
A edificação de um portefólio individual completo e de qualidade é uma das maiores prioridades do curso. Esta iniciativa, suportada pela realização de um estágio garantido em empresas parceiras da indústria, é realizada no sentido de assegurar ao estudante as melhores condições
de transição para o mercado de trabalho nacional ou internacional.

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