CTeSP

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Coordenador de Curso

Luís Miguel Barbosa Proença

Áreas Relevantes

 A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

  • Informática ou
  • Matemática

Registo na DGES

Registo na DGES: R/Cr 371/2015

Área de Educação e Formação (CNAEF)

481 - Ciências Informáticas

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 10222/2017 - D.R., 2.ª série, n.º  171 de, 5 de setembro de 2017

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.

Perfil Profissional

O Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação tem como objetivo formar profissionais aptos para analisar, desenhar, desenvolver e implementar sistemas de informação, visando a otimização da gestão e do funcionamento das organizações.

Saídas Profissionais

Programador e gestor de sistemas de informação; administrador de bases de dados; analista de sistemas; técnico de informática; auxiliar de informática; programador em ambiente Web; programador de dispositivos móveis; operador de sistemas informáticos.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de CTESP - Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link.​

Condições de Acesso

  1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
  3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Prosseguimento de Estudos - Licenciaturas

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, verifique acima quais as licenciaturas do IPMAIA às quais se pode candidatar com dispensa da realização dessa prova de ingresso.

Notas:

a) Ao estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do IPMAIA e tenha que realizar a prova de ingresso específica, ser-lhe-á facultada uma preparação adequada no decorrer da lecionação do CTeSP.
b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura da UMAIA (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.​

(*)No prosseguimento de estudos para a licenciatura em Tecnologias de Informação, Web e Multimédia, os alunos que não tenham tido aprovação na prova de ingresso de Matemática A (19) no ensino secundário, terão de frequentar uma unidade curricular adicional de "Complementos de Matemática", cuja frequência é gratuita, independentemente de terem tido, ou não, dispensa da prova de ingresso desta licenciatura.

Interessado?

Candidata-te aqui