CTeSP

Marketing Digital

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

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Coordenador de Curso

Carla Sofia da Fonseca Amorim

Áreas Relevantes

 A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

  • Economia ou
  • Informática ou
  • Matemática

Registo na DGES

Registo na DGES: R/Cr 48/2016

Área de Educação e Formação (CNAEF)

342 - Marketing e Publicidade

Publicação em Diário da República

Aviso n.º 2597/2018 – D. R. 2.ª série, n.º 39, de 23 de fevereiro de 2018.

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.

Perfil Profissional

O Curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital visa formar profissionais aptos para definir, coordenar, executar e controlar as diferentes vertentes técnicas e relacionais do comércio eletrónico, redes sociais e blogs, da criação e gestão de conteúdos, do correio eletrónico e de todos os media de comunicação instantânea. Com base em competências de integração, estarão, ainda, habilitados para a co-definição de estratégias digitais coerentes com a missão e os valores da Organização, gestão de campanhas de comunicação digitais e manipulação das métricas adequadas para o controlo do seu desempenho.

Saídas Profissionais

  • Quadro médio ou superior de gestão de marketing digital, redes sociais, marcas, campanhas online, conteúdos online;
  • Analista de meios em agências de publicidade e marketing digital;
  • Gestor de marketing digital em empresas que utilizem meios online para captar, sustentar e rentabilizar a sua relação com clientes e promover (novos) produtos ou serviços;
  • Gestor de marketing digital em organizações (públicas e privadas) que já utilizem, ou pretendam vir a utilizar, o canal Internet para gerar oportunidades de negócio tanto no mercado doméstico quanto global;
  • Gestor de marketing digital em organizações sem fins lucrativos - públicas e privadas- cuja missão exija uma presença ativa nas redes sociais.​

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de CTESP - Marketing Digital.

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link.

Condições de Acesso

  1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
  3. Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento. ​​

Prosseguimento de Estudos - Licenciaturas

A formação adquirida no CTeSP confere as seguintes creditações, no caso de prosseguimento de estudos:

Com a conclusão de um CTeSP, a candidatura a uma licenciatura do IPMAIA está condicionada à aprovação numa prova de ingresso específica, a realizar nesta instituição. Para o CTeSP de Marketing Digital, verifique acima quais as licenciaturas do IPMAIA às quais se pode candidatar com dispensa da realização dessa prova de ingresso.

Notas:

a) Ao estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura do IPMAIA e tenha que realizar a prova de ingresso específica, ser-lhe-á facultada uma preparação adequada no decorrer da lecionação do CTeSP.
b) O estudante que pretenda candidatar-se a uma licenciatura da UMAIA (ensino universitário) e que tenha de realizar o Exame Nacional do Ensino Secundário, exigido para ingressar na licenciatura em causa, poderá, mediante uma taxa a definir, frequentar aulas de preparação para esse exame nacional, no decorrer da lecionação do CTeSP.​





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