Coordenador de Curso
Paulo Miguel Pinto Moreira Santiago
Áreas Relevantes
A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Biologia ou
- Educação Física
Registo na DGES
Registo na DGES:
R/Cr 6/2025
Área de Educação e Formação (CNAEF)
813 - Desporto
Descrição
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissionalizante, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS. O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. A conclusão do curso permite aos estudantes obter a Cédula Profissional de Técnico de Exercício Físico (TEF) atribuída pelo IPDJ. Tendo em vista o prosseguimento de estudos para licenciatura, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.
Perfil Profissional
O Curso Técnico Superior Profissional em Exercício Físico visa formar profissionais qualificados para atuar no setor do fitness e da atividade física, promovendo a saúde, o bem-estar e a melhoria da condição física dos seus clientes. Este profissional intervém na prescrição, acompanhamento e dinamização de programas de exercício, adaptados às necessidades e objetivos de diferentes populações, desde iniciantes a atletas experientes.
Saídas Profissionais
Os estudantes que concluem o CTeSP em Exercício Físico obtêm a Cédula Profissional de Técnico de Exercício Físico (TEF), o que lhes permite acesso a diversas saídas profissionais no setor do desporto, saúde e bem-estar. Entre as principais possibilidades, destacam-se:
-
Personal Trainer: Desenvolvimento de planos de treino personalizados, acompanhamento individualizado e orientação em objetivos específicos, como perda de peso, ganho de massa muscular ou condicionamento físico;
- Monitor de Sala de Musculação: orientação dos praticantes na sala de musculação, garantindo a correta execução dos exercícios, a segurança dos utilizadores e a manutenção do espaço.
-
Instrutor de Fitness: Aulas de grupo, como pilates, yoga, treino funcional,
spinning, step e entre outras;
-
Preparador Físico em Clubes Desportivos: Criação e supervisão de programas de treino para atletas, incluindo preparação física e acompanhamento durante competições;
-
Consultor de Bem-Estar Corporativo: Planeamento de programas de saúde e atividade física em empresas, promovendo o bem-estar dos colaboradores e a produtividade organizacional;
- Treinos Outdoor (Coletivos e/ou Individuais): Planeamento e orientação de sessões ao ar livre que podem incluir circuitos funcionais, corrida, treino de resistência, entre outras modalidades, proporcionando uma experiência dinâmica, motivadora e adaptada a diferentes níveis de condição física.
-
Empreendedor no Setor de Fitness e Bem-Estar: Criação de projetos próprios, como estúdios de treino, plataformas online de exercício físico ou consultorias especializadas em saúde e fitness.
Com a Cédula Profissional de Técnico de Exercício Físico (TEF), os diplomados ficam habilitados a atuar em contextos diversificados, contribuindo para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população.
Condições de Acesso
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
Propinas/Bolsas e financiamento
O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos,
bolsas e financiamento.