Criado em 1987, o Erasmus é o programa para a educação e formação mais emblemático da União Europeia. Este programa enfatiza a mobilidade de estudantes e docentes e a cooperação europeia entre instituições de ensino superior e outros intervenientes fundamentais na economia baseada no conhecimento. Encorajando a mobilidade e apoiando a criação de um “espaço europeu de ensino superior” (European Higher Education Area – EHEA), favorece assim a inovação, o crescimento e o emprego no seio da União Europeia. Para além das ações de intercâmbio (mobilidade transnacional), o Erasmus estimula as instituições de ensino superior a trabalhar conjuntamente através de programas intensivos, redes e projetos multilaterais. Graças a estas ações, o Erasmus assumiu-se como motor de modernização das Instituições de Ensino Superior e sistemas na Europa, inspirado no Processo de Bolonha.
O novo ciclo do Programa Erasmus+, que decorrerá entre 2021 e 2027, continuará a apoiar a educação, a formação, a juventude e o desporto, através da aprendizagem ao longo da vida, do desenvolvimento educacional, profissional e pessoal dos cidadãos europeus, com vista ao desenvolvimento sustentável, à qualidade do emprego e à coesão social, promovendo a inovação e reforçando a identidade europeia e a cidadania ativa.
Para este ciclo, o Programa Erasmus+ tem como prioridades ser mais digital, mais inovador, mais interconectado, mais internacional, mais flexível, mais inclusivo e com o foco em projetos de excelência, como por exemplo as Universidades Europeias.