Estimados Colegas, Caros Amigos,
Este ano as Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD) são realizadas na Maia, nos dias 8-10 de novembro. Sendo este o último ano do mandato da atual direção da SPPD, é com redobrado entusiasmo que
o convidamos a participar neste intenso evento científico, que terá lugar no Campus Académico da Maiêutica.
O anfitrião é o IPMAIA, que em parceria com a SPPD e ainda com a Associação de Psicologia do Desporto Andalusa, realizam estas jornadas científicas sob o título “Investigação e prática em sintonia”.
Prof. Doutor Duarte Araújo
Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto.
Nas ciências do desporto, em geral, e na psicologia do desporto, em particular, teoria e prática são inseparáveis. Ficou famosa a frase do psicólogo Kurt Lewin, quando em 1943 referia que não há nada mais prático que uma boa teoria. A prática gera questões que podem ser investigadas. Os resultados das várias investigações permitem formular teorias sobre os fenómenos psicológicos, as quais geram novas investigações e novas práticas, numa circularidade enriquecedora para prática, investigação e teoria. Neste sentido, psicologia, neurociências, biologia, teoria e metodologia do treino, engenharia, sociologia do desporto e do exercício, podem reforçar as suas ligações para a melhoria do desempenho e para a promoção da saúde.
As jornadas destinam-se aos treinadores de todos os níveis de prática, aos profissionais de fitness, aos professores de Educação Física, aos psicólogos, aos neurocientistas e investigadores do movimento humano, aos atletas e praticantes de exercício e, em geral, a todos os interessados em desporto e exercício. Os participantes de Portugal ou Espanha, com o sem comunicação na respectiva língua, são todos bem-vindos, fomentando a facilidade de compreensão linguística que temos entre povos ibéricos.
Com o objetivo de promover a excelência na investigação em psicologia do desporto por parte de jovens investigadores, o Prémio António Paula Brito, é um importante aliciante destas jornadas. Este prémio está orientado para os jovens que estão a investigar em Psicologia do Desporto. Para este fim é criada a oportunidade dos jovens investigadores apresentarem e discutirem os seus trabalhos, contando com o suporte dos investigadores e académicos seniores, criando e facilitando as condições para o desenvolvimento, formal ou informal, de sinergias e de uma rede de contactos.
Contamos com a presença de todos vós neste evento, que conta com a participação de investigadores de excelência na área da Psicologia do Desporto, nacionais e internacionais, acreditando poder contribuir para um momento de intenso de formação, de debate e de convívio científico.
Vemo-nos na Maia!