Mestrado

Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

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Coordenador de Curso

Ricardo José Vieira Baptista

Destinatários

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, na área de Áudio-Visuais e Produção dos Media, Desenvolvimento de Jogos, Multimédia, Artes, Design, Informática ou outras afins​.

Acreditação do Ciclo de Estudos​

Curso acreditado pela A3ES (NCE/24/2400315)​

Registo na DGES

Registo na DGES: R/A Cr 30/2025​

Descrição

O Mestrado em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais procura responder à crescente procura por profissionais altamente qualificados na indústria dos videojogos. Este curso estabelece uma forte ligação com a indústria, incorporando na academia as melhores práticas do setor para garantir que os estudantes adquirem competências alinhadas com as exigências do mercado.
Este ciclo de estudos destina-se tanto a profissionais da indústria dos videojogos e licenciados em Jogos Digitais que pretendam aprofundar conhecimentos, como a todos aqueles que desejem ingressar na área do desenvolvimento de jogos vindos de áreas afins, como Multimédia, Artes, Design, Informática e Engenharia. O curso abordará a interseção entre tecnologia, arte e inovação, proporcionando um percurso formativo abrangente e inovador.
A estrutura do curso combina a vertente teórica com uma forte componente prática, com vista a preparar os graduados para os desafios atuais da indústria. A componente prática será reforçada através do desenvolvimento de projetos reais, nos quais os estudantes terão a oportunidade de conceber, prototipar e implementar jogos digitais, explorando a otimização de motores de jogos e aplicando metodologias ágeis. Durante o percurso académico, serão incentivados a trabalhar em equipas colaborativas, simulando um ambiente de estúdio profissional, e a desenvolver jogos desde a fase de conceção até à sua publicação. Já a componente teórica oferecerá uma base sólida em áreas como narrativa interativa, experiência do utilizador, design de interação, inteligência artificial aplicada, e tópicos avançados de programação para jogos. Os estudantes explorarão abordagens inovadoras ao design de níveis e mecânicas de jogo, bem como a geração procedural e a simulação de comportamentos. Este conhecimento permitirá aos estudantes antecipar as exigências da indústria e adaptar-se às suas constantes evoluções.
Além disso, os futuros diplomados desenvolverão competências para a investigação científica aplicada, permitindo-lhes contribuir para a inovação e o avanço tecnológico no setor dos videojogos.

Objetivos
O conjunto das unidades curriculares que compõem o plano de estudos visa dotar os estudantes dos seguintes conhecimentos, aptidões e competências:
  • Compreender as tendências e desafios do setor dos jogos digitais, explorando as inovações tecnológicas, mudanças no comportamento dos jogadores e oportunidades no mercado global;
  • Desenvolver competências técnicas avançadas em design de jogos, modelação 3D, animação, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e programação para jogos digitais;
  • Desenvolver competências na criação e implementação de projetos reais e inovadores, aplicando as metodologias ágeis e promovendo a colaboração interdisciplinar no desenvolvimento de jogos, garantindo a ligação com a indústria e a adoção das suas melhores práticas;
  • Desenvolver o pensamento crítico, criatividade e adaptabilidade, capacitando os estudantes para a resolução de desafios complexos e exploração de novas oportunidades no setor;
  • Inserir os estudantes em contextos de investigação aplicada, promovendo a colaboração com equipas multidisciplinares e centros de investigação para impulsionar a inovação;
  • Preparar os estudantes para o mercado de trabalho, alinhando as competências adquiridas com perfis profissionais do setor, como designers de jogos, programadores, artistas 3D e especialistas em realidade virtual e aumentada, para integrarem empresas de desenvolvimento de jogos e setores emergentes como a gamificação, entretenimento digital, educação e saúde.

Saídas profissionais e empregabilidade

Este curso habilita os seus titulares para exercer as seguintes funções:

  • Game Designer;
  • Programador de Jogos – implementação de sistemas e interatividade em diferentes motores de jogo;
  • Artista 3D e Animador de Jogos;
  • Especialista em Realidade Virtual e Aumentada;
  • Gestor de Produção de Jogos;
  • Investigador em Jogos Digitais;
  • Empreendedor no setor dos videojogos – criação de startups e produtos inovadores na área de media interativa.

Aspetos diferenciadores

  • Plano de estudos inovador, alinhado com as tendências e exigências da indústria dos videojogos e media interativa;
  • Corpo docente altamente especializado, combinando a experiência académica com o know-how prático no setor;
  • Parcerias estratégicas com empresas e estúdios de jogos, proporcionando oportunidades de colaboração em projetos reais, garantindo que os estudantes adquiram competências práticas diretamente aplicáveis ao mercado de trabalho;
  • Incentivo à investigação aplicada e à inovação, promovendo o desenvolvimento de novas soluções e abordagens na área dos jogos digitais.
  • Campus académico com excelentes infraestruturas, equipamentos tecnológicos e acessibilidades.​

Propinas/Bolsas e financiamento

O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.​

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