Aspetos Diferenciadores
O regime de acesso e exercício da atividade de treinador(a) de desporto, clarifica que deve ser estimulado o acesso dos treinadores à formação académica, incentivando as instituições superiores a participar na formação técnico-profissional.
Os docentes desta licenciatura associam um conjunto de saberes teóricos e uma forte experiência prática que proporciona ao aluno uma oportunidade de formação geral e específica abrangente, adequada ao contexto onde se vai inserir profissionalmente. A formação específica nas diversas modalidades desportivas é lecionada por docentes 'experts' da modalidade eleita pelo aluno. Estabelecem, desta forma, uma ponte eficaz entre o saber académico e a praxis quotidiana do exercício da função de treinador desportivo. Por último, a realização do estágio profissional permite ao estudante aplicar de forma supervisionada os conhecimentos adquiridos e exercer as competências que adquiriu num contexto real.
O plano de estudos prevê uma formação eclética adequada ao perfil de treinador de grau 2.
Mobilidade
Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em
Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras,
parceiras do IPMAIA.
Propinas/Bolsas e financiamento
O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos,
bolsas e financiamento.