Coordenador de Curso
Áreas Relevantes
A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
Registo na DGES
Registo na DGES: R/Cr 363/2015
Área de Educação e Formação (CNAEF)
762 - Trabalho Social e Orientação
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 11801/2017 - D.R. 2.ª série, n.º 192, de 4 de outubro de 2017
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS. O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio). A finalização do curso com sucesso permite a obtenção do Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Perfil Profissional
O Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário visa formar profissionais aptos e dotados de princípios éticos para, autonomamente ou de forma supervisionada, e numa perspetiva sistémica, prestar serviços e cuidados a pessoas de todas as idades (crianças, jovens, adultos e idosos), com diferentes graus de fragilidade e funcionalidade, apoiando-as a nível físico, psicológico e social, em diversos contextos (familiar e/ou comunitário).
Saídas Profissionais
Instituições públicas e privadas que prestam apoio a pessoas fragilizadas e com diferentes graus de funcionalidade, incluindo Lares e Residências para Idosos, Centros de apoio à Infância, Ordens e Obras Sociais, Centros de Apoio à (Multi)Deficiência, Serviços de Apoio ao Domicílio, Centros de Apoio a Pessoas Carenciadas/Sem Abrigo, Residências de Apoio a Vítimas de Violência, Centros de Dia, Centros de Convívio, Centros de Atividades Ocupacionais, Centros Educativos, Unidades de Reabilitação de Jovens, Escolas, Prisões e Hospitais.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de CTESP - Serviço Familiar e Comunitário.
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link.
Condições de Acesso
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
Propinas/Bolsas e financiamento
O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos,
bolsas e financiamento.