Carla Sofia da Fonseca Amorim
Áreas Relevantes
A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Economia ou
- Informática ou
- Matemática
Registo na DGES
Registo na DGES: R/Cr 48/2016
Área de Educação e Formação (CNAEF)
342 - Marketing e Publicidade
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 2597/2018 – D. R. 2.ª série, n.º 39, de 23 de fevereiro de 2018.
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O presente Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
O CTeSP organiza-se segundo as componentes da formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio), obtendo cada estudante, no final do curso, o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida.
Tendo em vista o prosseguimento de estudos, os diplomados poderão beneficiar da atribuição de creditações.
Perfil Profissional
O Curso Técnico Superior Profissional em Marketing Digital visa formar profissionais aptos para definir, coordenar, executar e controlar as diferentes vertentes técnicas e relacionais do comércio eletrónico, redes sociais e blogs, da criação e gestão de conteúdos, do correio eletrónico e de todos os media de comunicação instantânea. Com base em competências de integração, estarão, ainda, habilitados para a co-definição de estratégias digitais coerentes com a missão e os valores da Organização, gestão de campanhas de comunicação digitais e manipulação das métricas adequadas para o controlo do seu desempenho.
Saídas Profissionais
- Quadro médio ou superior de gestão de marketing digital, redes sociais, marcas, campanhas online, conteúdos online;
- Analista de meios em agências de publicidade e marketing digital;
- Gestor de marketing digital em empresas que utilizem meios online para captar, sustentar e rentabilizar a sua relação com clientes e promover (novos) produtos ou serviços;
- Gestor de marketing digital em organizações (públicas e privadas) que já utilizem, ou pretendam vir a utilizar, o canal Internet para gerar oportunidades de negócio tanto no mercado doméstico quanto global;
- Gestor de marketing digital em organizações sem fins lucrativos - públicas e privadas- cuja missão exija uma presença ativa nas redes sociais.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de CTESP - Marketing Digital.
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link.
Condições de Acesso
- Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos (D.L. n.º 64/2006, de 21 de março).
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.
Propinas/Bolsas e financiamento
O IPMAIA procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos,
bolsas e financiamento.