Coordenador de Curso
Áreas Relevantes
A habilitação na(s) área(s) relevante(s) para este curso (Art.º 40º-F do D.L. n.º 65/2018), deve ser comprovada com a aprovação na seguinte disciplina, atestada no certificado do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.
- Biologia ou
- Educação Física
Registo na DGES
Registo na DGES: R/Cr 381/2015
Área de Educação e Formação (CNAEF)
813 – Desporto
Publicação em Diário da República
Aviso n.º 11800 /2017 - D.R. 2.ª série, n.º 192, de 4 de outubro de 2017.
Despacho (extrato) n.º 9802/2018 - D.R 2.ª série, n.º201, de 18 de outubro de 2018
Avaliação do Ciclo de Estudos
Descrição
O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Desporto e Turismo de Natureza do IPMAIA constitui uma oferta formativa de natureza profissional, lecionado no âmbito do ensino superior politécnico, com uma duração de 4 semestres letivos, correspondentes a 120 ECTS.
Este CTeSP prepara futuros profissionais para atuar num setor dinâmico e em crescimento, através de uma formação orientada para a prática e para as necessidades reais do mercado. A estrutura curricular articula componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto real de trabalho (estágio).
No final do curso, os diplomados obtêm o Diploma de Técnico Superior Profissional, com o nível 5 do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Os diplomados podem ainda prosseguir os seus estudos no IPMAIA, com
acesso diretoa licenciaturas sem necessidade de exames nacionais, como por exemplo Licenciatura em Treino Desportivo e Licenciatura em Desporto, Condição Física e Bem-Estar, podendo existir a possibilidade de creditação de unidades curriculares.
Perfil Profissional
O Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Turismo de Natureza visa a formação de profissionais capazes de
conceber,
planificar,
organizar e
acompanhar programas de Desporto,
Atividade Física e
Turismo de Natureza, com autonomia para enquadrar os respetivos participantes e podendo também colaborar na gestão e controlo de instalações e equipamentos inerentes a esta área de atividade.
Saídas Profissionais
Exercício de funções que potenciem programas de atividades físicas e desportivas de
forma lúdica, inseridas na Natureza e em ambiente turístico, como em unidades
hoteleiras, parques de campismo e de aventura, clubes de férias desportivas,
concessionário de praias, empresas marítimo-desportivas e animação turística, e
também instituições da administração pública ou privada ligadas ao desporto, turismo e
ambiente.
Empregabilidade
Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2018, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do IPMAIA.
Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de CTESP - Desporto e Turismo de Natureza.
O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte
link.